sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Ginástica no trabalho previne lesões e motiva funcionários


>






A primeira vez que escutei falar de Ginástica Laboral foi por uma amiga de faculdade. E na primeira vez que vi uma aula pensei: isso deve motivar os funcionários.

Sim, são dez ou doze minutos "roubados" ao horário de trabalho que previnem lesões e motivam os trabalhadores: a ginástica laboral ajuda tanto operários fabris como quem trabalha em escritório.

A quebra da rotina traz benefícios físicos e psicológicos. A animação das aulas  e a mudança na rotina provocada pela chegada do professor, juntaram-se os benefícios físicos para quem desempenha tarefas repetitivas com peças pequenas.

Se antes chegavam ao fim do dia com dores nas costas e nos ombros, com as aulas conseguem sentir um alívio e parecem sentir-se mais leves. Além disso, acaba sendo um momento em que as pessoas estão se movimentando e a prevenindo possíveis lesões através de momentos lúdicos.

Os programas de Ginástica Laboral em empresas variam e dependem de uma avaliação inicial ao tipo de trabalho e condição física dos funcionários, mas consistem sobretudo em aulas de dez a doze minutos, normalmente duas vezes por semana.  Não é necessário nenhum tipo de equipamento especial, as aulas são uma interrupção na rotina de trabalho que pode fazer toda a diferença. 

No trabalho fabril, a ginástica laboral pode ajudar a prevenir lesões relacionadas com a coluna lombar, como hérnias, escolioses e tendinites. Já no trabalho com computador, onde as lesões mais comuns que podem ser evitadas são essencialmente tendinites nos pulsos, dedos, cotovelos e a síndrome do túnel carpal. 

Há ainda as dores crônicas que não chegam a ser lesões,, frequentemente na zona do pescoço e na parte superior das costas, que alguns minutos de ginástica ajudam a aliviar. 


Muitas vezes, é dificil medir se a produtividade aumentou. Mas a motivação, com certeza, é maior depois das aulas de Ginástica Laboral.

Receba informações sobre Sua Saúde no Email

Comente:

Um comentário:

Consultora Educacional disse...

Gosto muito dos artigos de ótima qualidade do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver nosso Curso de Ingles. Daienne

Comment

facebook

Outros Posts Sobre Saúde


Receba no seu Email:

Dúvidas? Entre em contato!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Todos os posts deste blog