terça-feira, 28 de junho de 2011

Classificação de Ginástica Laboral






A ginástica laboral é classificada de acordo com o horário de execução e quanto ao seu objetivo.

Ginástica laboral preparatória (GLP)

Segundo Lima (2008) Ginástica laboral preparatória (GLP) é a ginástica com duração aproximada de cinco a dez minutos realizada antes da jornada de trabalho ou nas primeiras horas no próprio setor ou em locais mais descontraídos como praças de lazer. Tem como objetivo principal preparar os funcionários, aquecendo, sobretudo, os grupos musculares que serão solicitados em suas atividades profissionais, proporcionando maior disposição.

Lima (2008) ainda afirma que a GLP faz com que as pessoas despertem, espreguicem e sorriam, brincando com os colegas e renovando energias, iniciando suas atividades com muito mais segurança.

Mendes e Leite (2008) relatam que a GLP proporciona melhores condições físicas e mentais aos funcionários, pois os prepara para reagirem aos estímulos externos, principalmente quando há risco de erro, de acidente ou necessidade de manuseio de equipamentos e maquinas que exijam muita atenção, velocidade, força e/ou muita repetição dos movimentos durante a execução das tarefas de trabalho.

Ginástica laboral compensatória (GLC) ou de pausa

Ginástica com duração de aproximadamente dez minutos e realizada durante a jornada de trabalho no horário de pico de fadiga. Interrompe a monotonia operacional, com a realização de exercícios específicos de compensação para esforços repetitivos ou estruturas sobrecarregadas, e as posturas solicitadas no posto de trabalho (LIMA, 2008).

A GLC objetiva a prevenção de fadiga. A pausa ativa deve utilizar atividades compensatórias específicas para cada setor da empresa, de acordo com as características do ambiente de trabalho. Os exercícios prescritos variam de acordo com as tarefas executadas pelo trabalhador e com as queixas de maior prevalência, sendo indicados para as pessoas que desenvolvem movimentos repetitivos, atividades com sobrecarga muscular ou então submetidas a ambientes de trabalho considerados estressantes. Com isso a GLC visa alcançar o equilíbrio físico e mental para a execução das tarefas, bem como diminuir as tensões musculares provocadas pelas posturas estatísticas e unilaterais e a interromper a fadiga (MENDES E LEITE, 2008).

Ginástica Laboral Relaxante (GLR)

É baseada em exercícios de alongamento e relaxamento muscular, realizado normalmente após o expediente, com o objetivo de oxigenar as estruturas

musculares envolvidas nas tarefas diárias, evitando o acumulo de ácido lático e prevenindo as possíveis instalações de lesões (LIMA, 2008)

A GLR tem como objetivo a redução do estresse, alívio das tensões, redução dos índices de desavenças no trabalho e em casa, com conseqüente melhora da função social. São realizadas automassagens, exercícios respiratórios, exercícios de alongamento e flexibilidade e meditação (MACIEL, 2005)

Mendes e Leite (2008) afirmam que na GLR são propostos alongamentos bem indicados com duração mínima de quinze segundos na posição alongada máxima. Executa alongamentos passivos ou ativos com essa duração e com varias repetições, estimula alguns órgãos e promove o relaxamento muscular pretendido.

Ginástica Corretiva (GC)

A GC está relacionada com o equilíbrio dos músculos agonistas/antagonistas, isto é, alongamento dos músculos mais sobrecarregados e fortalecimento dos músculos em desuso ou em pouco uso. Sua execução pode durar entre dez e doze minutos, todos os dias ou três vezes por semana (MACIEL, 2005).

Destina-se a um grupo reduzido de dez a doze pessoas que apresentem a mesma característica postural ou álgica e é realizada em um momento diferente das sessões comuns da ginástica laboral. Pode ser realizada durante o expediente de trabalho ou em horário diferente (MENDES E LEITE, 2008).

Ginástica Laboral de Manutenção

A ginástica laboral de manutenção (GLM) busca o equilíbrio fisiomorfológico do indivíduo, o que permite manter as funções fisiológicas em níveis adequados. Pode ser realizada antes do inicio do expediente, durante o intervalo de almoço, após o expediente ou em outro intervalo. O ideal é que ocorra em sessões com duração de trinta a sessenta minutos três vezes por semana (MENDES E LEITE, 2008).
http://www.blogger.com/img/blank.gif
Mendes e Leite (2008) ainda afirmam que a GLM é um programa que visa prevenir e/ou reabilitar as doenças crônico-degenerativas como diabetes, cardiopatias, obesidade, sedentarismo, doenças respiratórias e outras.

Fonte

1 comentários:

Anônimo disse...

esse anuncio é muito besta. kkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...