Ginástica Laboral como ação preventiva no trabalho





Fazer ginástica no ambiente de trabalho não significa malhação, perda de peso ou ganho de massa muscular. A Tecmedia adota a Ginástica laboral (ginástica dentro da empresa) desde 2006. O momento descontrai, previne lesões e integra a equipe.

Os colaboradores desenvolvem os exercícios diariamente. O expediente, que começa às 8h, é iniciado com alongamentos, movimentos marcados e dirigidos à prevenção, especialmente a Lesões por Esforços Repetitivos (LER). A empresa, que atua no ramo de desenvolvimento web, usa o computador como principal ferramenta de trabalho. Por isso, há o cuidado em prevenir doenças causadas pelo uso rotineiro do equipamento.

Legenda: Na foto, a equipe da Tecmedia pratica a Ginástica Laboral.

Resultados e novas ações

Após completar um ano da aplicação da atividade, os colaboradores afirmam que a GL (Ginástica Laboral) é uma grande aliada, não só pela prevenção. "Além de ser uma ocasião onde os colaboradores praticam exercícios de alongamento, a ginástica laboral é um momento de distração e divertimento entre os colaboradores", afirma a programadora web, Sheyla Fernandes. A colaboradora faz ressalvas ao tempo dos exercícios, que atualmente é de 10 minutos. "Acredito que com o aumento do tempo de duração e com a aplicação de novos exercícios, ela será melhor aproveitada e seu efeito será mais imediato," argumenta.

O diretor, Eder Cachoeira, justifica que a empresa investe na qualidade e conforto da equipe e, até o final de 2007, espera implantar novas ações que promovam o bem-estar de seus funcionários.
"Estudamos a possibilidade de disponibilizar um profissional da área da saúde para oferecer massagens relaxantes". Segundo ele, a prevenção deve ser incrementada com o uso de equipamentos ergonômicos. "Além de medidas preventivas como a ginástica, também utilizamos em todos os computadores apoios para os pés e o monitor", complementa.

Benefícios

  • Trabalha a reeducação postural,
  • Alivia o estresse,
  • Diminui o sedentarismo;
  • Aumenta o ânimo para o trabalho;
  • Promove a saúde e uma maior consciência corporal;
  • Aumenta a integração social;
  • Melhora o desempenho profissional;
  • Diminui as tensões acumuladas no trabalho;
  • Previne lesões e doenças por traumas cumulativos, como as LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e os DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).
  • Diminue a fadiga visual, corporal e mental por meio das pausas para os exercícios.
Fonte: UOL

História

A Atividade Laboral surgiu em 1925 como ginástica de pausa para operários, inicialmente na Polônia, depois na Holanda, Rússia, Bulgária, Alemanha Oriental e em outros países, na mesma época. No Japão foi implantada pela 1ª vez em 1928 com os trabalhadores do correio.

Após a Segunda Guerra Mundial, o programa se espalhou por todo o país, e hoje, mais de um terço dos trabalhadores japoneses exercitam-se diariamente, tendo obtido como resultados, em 1960, a diminuição dos acidentes de trabalho, o aumento da produtividade e a melhoria do bem-estar geral dos trabalhadores.

No Brasil, as primeiras manifestações de atividades físicas entre funcionários foram registradas em 1901.

Fonte: Site Cooperativa do Fitness



Você não pode perder:

Conheça o Drive Virtual de Ginástica Laboral
Aulas Ginástica Laboral - Guia Prático
Ginástica Laboral como ação preventiva no trabalho Ginástica Laboral como ação preventiva no trabalho Editado por saude.chakalat.net on 11:14 Nota: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.