sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Uma pausa para a saúde


>




A ginástica laboral promove o bem-estar, a saúde e a integração de equipes.

A ginástica laboral surgiu na Polônia, em 1925, como uma atividade de descanso para operários. Entretanto, os japoneses é que foram os responsáveis por trazer a ideia ao Brasil, em 1969.

O fisioterapeuta Felipe de Guida* conta que o programa de exercícios realizado no local de trabalho atua de forma preventiva e terapêutica no caso de Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbios Osteo-musculares Relacionados ao Trabalho (DORT). "Os exercícios enfatizam o alongamento e a compensação das estruturas musculares envolvidas nas tarefas ocupacionais diárias. Por ser de curta duração, as atividades não levam o trabalhador ao cansaço."

"A ginástica laboral, quando bem orientada, oferece uma série de benefícios para os funcionários e também para as empresas", explica Felipe. "Dentre esses benefícios, pode-se destacar o aumento da circulação geral, da flexibilidade, da disposição para o trabalho, da integração e da socialização; a melhora da oxigenação dos tecidos e da postura; a quebra da rotina e a diminuição de acidentes, de doenças ocupacionais, da fadiga e do estresse."

Por meio de uma avaliação física pode-se identificar os grupos musculares e segmentos corporais mais sobrecarregados, com o objetivo de direcionar as aulas. Da mesma forma, é possível determinar a freqüência ideal de exercícios. O fisioterapeuta conta que, de modo geral, o indicado é que a ginástica laboral seja realizada todos os dias e, se possível, mais de uma vez por dia.

A atividade só não é indicada para pessoas com alguma restrição de movimentos. A avaliação física inicial também identifica essas situações.

Adote essa idéia e movimente-se em direção a uma vida mais saudável.

*Felipe de Guida é Fisioterapeuta, Ergonomista, Especialista em Fisiologia do Exercício (FMUSP), Especialista em Fisioterapia do Trabalho (CBES) e Sócio-diretor da POSTURE.


Receba informações sobre Sua Saúde no Email

Comente:

Nenhum comentário:

Comment

facebook

Outros Posts Sobre Saúde


Receba no seu Email:

Dúvidas? Entre em contato!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Todos os posts deste blog