Rotina saudável no escritório diminui riscos de lesões na coluna





  http://i0.statig.com.br/bancodeimagens/b7/e1/mn/b7e1mn3x5nvbmnriveg84naue.jpg

Advogados, secretárias, operadores de telemarketing e outras várias ocupações que exigem do profissional a necessidade de permanecerem sentados por horas em frente aos computadores podem ser as causadoras de diversos desconfortos e de lesões na coluna vertebral.
 
Este fator, associado ao sedentarismo, elevam a quantidade de pacientes, cada vez mais novos, que procuram por atendimentos médicos e afastamentos temporários, com diagnósticos precoces de hérnias lombares e cervicais.
 
A Norma Regulamentadora de Ergonomia (NR 17) estabelece parâmetros que asseguram a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas, de modo que proporcionem conforto, segurança e desempenho eficiente. 
 
Aa rotina nos escritórios esconde perigos. Apenas o ato de estar sentado gera sobrecarga maior na coluna do que se estivesse em pé. Esta situação leva ao aparecimento de lombalgias e de hérnias de disco. Um erro muito comum é a desorganização do ambiente, que faz com que as pessoas executem movimentos inadequados, provocando a flexão ou a torção, por exemplos, ao atender telefones ou buscar arquivos em armários e gavetas. Nestes casos, o indivíduo pode sofrer com cervicalgias, dorsalgias e lesões discais.

É possível mudar hábitos em benefício da saúde. Entre as principais dicas, recomendo caminhar por cinco a 10 minutos a cada uma hora sentado para facilitar a circulação do sangue nas pernas. Para manter a postura correta na cadeira, um apoio para os pés pode garantir maior conforto, os cotovelos devem estar na altura do teclado e a parte superior do monitor na altura dos olhos
 
A falta de exercícios físicos diários também contribui para o surgimento das lesões. Utilizar as escadas no lugar do elevador, em pelo menos dois andares, fortalece membros inferiores e a musculatura antigravitacional da coluna. É necessário respeitar os limites do corpo. A ginástica laboral (aquecimento e alongamento) é importante e deve ser praticada, mas não substitui as atividades de condicionamento que precisam ser realizadas três vezes na semana.


Você não pode perder:

Conheça o Drive Virtual de Ginástica Laboral
Aulas Ginástica Laboral - Guia Prático
Rotina saudável no escritório diminui riscos de lesões na coluna Rotina saudável no escritório diminui riscos de lesões na coluna Editado por saude.chakalat.net on 09:35 Nota: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.