A Importância da Qualidade de Vida no Trabalho





A Importância da Qualidade de Vida no Trabalho - QVT

Artigo por Rone Vieira Oliveira - sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Tamanho do texto: A A


https://www.primecursos.com.br/arquivos/uploads/2013/10/qualidade-de-vida-no-trabalho.jpg
 
A evolução das formas de produção sempre esteve relacionada com a forma de o homem organizar seu trabalho. Com o passar dos anos, as pessoas cada vez mais buscavam novas maneiras para realizar suas tarefas. O trabalho artesanal foi sendo substituído por máquinas, e com o início do período da Revolução Industrial em meados do século XVIII surgiu uma forma mais organizada de trabalho em virtude do aperfeiçoamento de técnicas, do desenvolvimento de máquinas e de novas tecnologias, no entanto, a expansão tecnológica mundial, se deu apenas a partir do século XIX (SLACK, JHONSON e CHAMBERS, 2002).

Assim, com o aumento da competitividade provocada pelas transformações da economia mundial, inovações tecnológicas e globalização dos mercados, ocorreram grandes processos de mudanças nas organizações, visando melhorar as condições de competitividade, lucratividade e qualidade e serviços (CAVASSANI et al. 2006).

A evolução dos sistemas produtivos refletiu na necessidade de melhorias na qualidade de produtos e serviços, dessa forma, a busca incessante por melhorias levaram as organizações a criarem vários sistemas de gestão de qualidade (REIS, 2011). Um dos sistemas de destaque foi o Total Quality Management (TQM), ou Gestão da Qualidade Total. Feigebaum (1994) define TQM como um sistema eficiente que visa entregar esforços para o desenvolvimento, manutenção e aperfeiçoamento da qualidade de vários grupos na organização de forma a permitir marketing, engenharia, produção e assistência dentro dos níveis mais econômicos que possibilitem satisfação integral do consumidor.


A qualidade começou a ser estudada com maior afinco, após o final da segunda guerra mundial, por volta dos anos 50, período na qual se inicia em Londres, os estudos sobre o movimento qualidade de vida no trabalho, com a abordagem sócio-técnica estudando formas de melhorar a organização do trabalho buscando tornar a vida dos operários, mais agradável e satisfatória (KATEN e SADULAH, 2012; REIS, 2011).

Rechziegel e Vanalle (1999) abordam que a qualidade de vida no trabalho vinha sendo abordado nos estudos, porém em 1974 com a crise energética e alta inflação, principalmente nos Estados Unidos, as empresas começaram a direcionar seus esforços à sobrevivência no mercado, abandonando interesse pelo tema. Porém no início da década de 80, notou-se a insatisfação no trabalho e uma queda do compromisso por parte dos empregados com seus trabalhos, o que culminou na retomada dos estudos principalmente nos Estados Unidos, onde a preocupação com o aumento da competitividade a nível mundial levou os americanos a se preocuparem com os novos sistemas gerenciais desenvolvidos pelos japoneses, e com a relação entre os programas de produtividade centralizados nos operários.


A qualidade de vida no trabalho tem sido uma preocupação do homem desde o início de sua existência. Com outros títulos, em outros contextos, mas sempre esteve voltada para facilitar ou trazer satisfação e bem-estar ao trabalhador na execução de seu ofício (RODRIGUES, 1994).


Assim, a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) pode ser definida, de acordo com França (2004) como: "um conjunto de ações de uma empresa que envolvem diagnósticos e implantação de melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais, dentro e fora do ambiente de trabalho visando proporcionar condições plenas de desenvolvimento humano para e durante a realização do trabalho".

Logo, a implantação da QVT é essencial nos dias de hoje para a competitividade entre as empresas sendo um fator de diferenciação entre elas, pois proporciona um maior rendimento produtivo de seus colaboradores.


Você não pode perder:

Conheça o Drive Virtual de Ginástica Laboral
Aulas Ginástica Laboral - Guia Prático
A Importância da Qualidade de Vida no Trabalho A Importância da Qualidade de Vida no Trabalho Editado por saude.chakalat.net on 07:33 Nota: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.