terça-feira, 6 de novembro de 2018

Cuidado com a Tenidnite


>






As tendinites fazem parte de um grupo de patologias chamadas tendinopatias, ou seja, lesões que acometem os tendões. Geralmente uma tendinite mal avaliada, sem tratamento ou tratada de forma incorreta, pode gerar uma tendinose, que passa a ser a condição de total degeneração do tendão, o que pode levar a ruptura do mesmo.

Portanto, se você já apresentou caso anterior de tendinite ou tem dores nas regiões distais dos músculos próximos às articulações, procure profissionais médicos e fisioterapeutas, a fim de obter diagnóstico e tratamento adequados. Só assim você terá condições de continuar sua atividade com segurança.

As causas da tendinite costumam estar relacionadas, principalmente, a alguns fatores de risco.

  • Falta de alongamento muscular: acaba sobrecarregando o tendão
  • Postura inadequada: ombros anteriorizados diminuem o espaço destinado ao deslizamento dos tendões que movimentam o ombro, causando atrito e lesão dos mesmos
  • Movimentos repetitivos, principalmente no uso de computadores, "tablets" ou celulares: acarretam a fadiga dos tendões
  • Idade do paciente: com o passar dos anos a circulação sanguínea para o tendão fica deficiente
  • Estresse: ocasionam contraturas musculares e fadiga prejudicando os tendões
  • Atividades esportivas em excesso ou com técnica/ material inadequados
  • Doenças autoimunes: onde as células de defesa do nosso corpo reconhecem os tendões como inimigos por engano e começam a atacá-los.
A melhor maneira de prevenir a tendinite em qualquer parte do corpo é sempre se alongando muito e principalmente, não fazer nenhum tipo de atividade em excesso. Além disso, é preciso estar atento à sua postura, pois além de melhorar o seu desempenho, também ajuda a evitar vários tipos de lesões.

É possível realizar trabalhos preventivos com a finalidade de evitar tendinites e outras lesões. O Fisioterapeuta tem condições de implantar séries de alongamentos e fortalecimentos excêntricos de forma periódica, bem como atuar na orientação sobre calçados e correções posturais.

Conheça um curso online de Ginástica Laboral quevai mudar a forma como você lida com essa área. Acesse clicando aqui!

Receba informações sobre Sua Saúde no Email

Comente:

Nenhum comentário:

Comment

facebook

Outros Posts Sobre Saúde


Receba no seu Email:

Dúvidas? Entre em contato!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Todos os posts deste blog