Curta e Siga


Como o alongamento ajuda na Ginástica Laboral






O alongamento é um grande aliado nosso para diminuir riscos de doenças relacionadas a má postura e atividades repetitivas e deve ser visto como um instrumento de prevenção. Sentir dores nos ombros, próximo aos pulsos ou na coluna pode ser consequência de ficar longas horas em uma mesma posição. Trabalhar o dia todo sentado, em frente ao computador, ou ainda em pé, repetindo os mesmos movimentos seguidas vezes pode trazer uma série de problemas para a sua saúde. As famosas L.E.R (Lesão por Esforço Repetitivo) e D.O.R.T (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) são doenças cada vez mais comuns na nossa sociedade, causadas pela má postura, esforço excessivo e repetitivo, além do estresse.


A ginástica laboral é utilizada para que as pessoas façam alongamentos corporais em toda a cadeia muscular, trabalhe a parte de consciência corporal, a interação social entre os trabalhadores e isso leva a um relaxamento muscular. Trabalha com exercícios, aquecimento e alongamento de toda a parte corporal.

Empresas passaram a adotar diversas medidas, como oferecer equipamentos de proteção individual, contar com uma equipe de segurança do trabalho e proporcionar orientações à seus funcionários, como por exemplo, uma palestra de ergonomia com foco em conscientização. Mas saiba também que, além das dicas acima, os funcionários podem fazer alongamentos, para evitar e prevenir muitas dessas doenças.

São inúmeros os benefícios que o alongamento traz para a saúde. Entre eles podemos destacar a diminuição de tensões, ativação da circulação sanguínea, melhora no posicionamento da coluna vertebral, auxílio na reabilitação de problemas posturais, melhora no funcionamento de todos os órgãos vitais, ajuda nos movimentos do dia a dia, promove redução dos riscos de lesões, diminui dores musculares, melhora a qualidade de vida, aumenta a autoestima e a capacidade de concentração, além de combater o chamado mal do século, o estresse.

A Ginástica Laboral se baseia em alongamentos de diversas partes do corpo, como tronco, cabeça, membros superiores e membros inferiores. Os alongamentos são diferentes para cada função exercida pelo trabalhador.

A boa notícia é que você pode praticar o alongamento, no ambiente de trabalho, de forma simples e rápida.

O ideal é que você faça isso todos os dias antes de começar o expediente ou durante suas pausas, principalmente se estiver sentindo dores.  Veja alguns exemplos:



É importante lembrar que ginástica laboral é um contraponto a inércia que se instalou na maioria dos locais de trabalho. Enquanto você trabalha, não percebe a sobrecarga em sua própria musculatura. Junto à ginástica laboral, podem ser incluídas algumas pausas ou micro-pausas durante a jornada de trabalho, nestas pausas o trabalhador repõe suas energias, relaxando as estruturas sobrecarregadas para novamente retomar o trabalho com maior disposição. Estas pausas servem para mudar a postura, alternar os músculos sobrecarregados e realizar diversos alongamentos sem necessariamente precisar sair de onde está trabalhando.



Dicas para Profissionais:
  • Exercícios Terapêuticos pra quem trabalha sentado(a)
  • Curso online de Ginástica Laboral
  • Laboral School - Escola Avançada de Ginástica Laboral

  • Nos Siga nas Redes Sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube.
    Adicione no grupo do Whatsapp


    Deixe seu comentário e nos marque(@Sua Saúde) pra gente ver:

    Nenhum comentário