Curta e Siga


Ginástica Laboral na quarentena




Olá! Eu sou a Dani e esse texto fala sobre Ginástica Laboral na quarentena.



Durante a quarentena imposta devido à pandemia do novo coronavírus, o trabalho ganhou novo formato: o home office. Algumas pessoas nunca vivenciaram a experiência de realizar as atividades profissionais em casa de modo obrigatório, outras se dividiam entre o próprio lar e o escritório externo.

Alterações posturais, lesões por esforços repetitivos (LER), distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (Dort) e afecções musculoesqueléticas relacionadas ao trabalho (Amert) são as principais enfermidades diagnosticadas.

Diante deste "novo normal", é importante se atentar em um detalhe que pode fazer a diferença na produtividade: a prática de ginástica laboral. Além de combater a fadiga, a má postura e os desconfortos musculares causados por esforços repetitivos, esta prática alivia sintomas de depressão e ansiedade que podem surgir neste momento.

Primeiro, você deve entender a importância de fazer pausas curtas e frequentes durante o trabalho. Experimente fazer isso e descubra o quanto essa prática simples pode impactar na sua produtividade e, principalmente, na sua saúde.

Se você está trabalhando em casa, confira 10 dicas de ginástica laboral para produzir melhor no home Office. A maioria pode ser feita sem que você tenha que levantar da cadeira, mas você pode realizar os alongamentos em pé, o que também ajuda a esticar as pernas e não ficar muito tempo sentado. O tempo mínimo para cada posição é de 15 segundos.

1 - Sentado ou em pé, entrelace as mãos e eleve os braços acima da cabeça, esticando todo o corpo e flexionando ambos os ombros.

2 - Também sentado ou em pé, estique ambos os braços para frente, mantendo os ombros flexionados. Feito isso, sustente uma mão com a outra por 15 segundos. Repita com a outra mão.

3 - Eleve um dos braços acima da cabeça, flexione o cotovelo para trás e apoie a mão na parte superior das costas. Com a outra mão, segure o cotovelo e puxe-o para dentro, contraindo o abdome. A posição também pode ser feita em pé ou sentado e deve ser mantida por pelo menos 15 segundos para cada braço.

4 - Seja sentado ou em pé, levante ambas as mãos na lateral do corpo e comece a movimentar os punhos em sentido rotativo. Faça isso com as mãos entrelaçadas por pelo menos 15 segundos.

5 - Aproxime os ombros à frente do corpo e afaste-os para trás, abrindo bem o peitoral. Mantenha esta movimentação constante e respiração sempre ativa. Para finalizar, volte à posição inicial e relaxe os ombros.

6 - Mais uma posição que pode ser realizada tanto sentada, quanto em pé: com um dos braços flexionados para trás do corpo, relaxe o pescoço para o outro lado e, com a mão livre, alongue o pescoço. O ombro do braço flexionado para trás deve estar relaxado. Após 15 segundos, retire a mão de apoio, neutralize o pescoço e repita o alongamento para o outro lado.

7 - Entrelace os dedos das mãos atrás do corpo, estenda os cotovelos e eleve os braços o máximo possível. Relaxe os braços, contraia o abdome e mantenha a respiração ativa e o olhar à frente. Retorne relaxando os ombros e abaixando os braços.

8 - Flexione os joelhos, entrelace os dedos das mãos e estenda os braços à frente do corpo. Esconda a cabeça entre os braços e arredonde a coluna. Para finalizar, faça o caminho contrário: alinhe a coluna, eleve a cabeça, abaixe os braços e estenda os joelhos.

9 - Apoie a mão esquerda na lateral esquerda do queixo e empurre-o para o lado direito. Relaxando os ombros, sinta o alongamento do pescoço, ao mesmo tempo em que mantém o corpo ereto e o abdome contraído. Após 15 segundos, retire a mão do queixo, retorne à posição inicial e repita para o outro lado.

10 - Flexione os joelhos e apoie as mãos na lombar. Em seguida, incline o tronco levemente para trás e eleve o queixo, olhando para cima e mantendo a respiração ativa.

Dicas para Profissionais:
  • Exercícios Terapêuticos pra quem trabalha sentado(a)
  • Curso online de Ginástica Laboral
  • Laboral School - Escola Avançada de Ginástica Laboral

  • Espero que você tenha gostado da abordagem. Segue a gente nas Redes Sociais: Twitter, Facebook, Instagram, e no Youtube. Entre no grupo do Whatsappe no grupo do Telegram

    Deixe seu comentário e nos marque(@Sua Saúde) pra gente ver:

    Nenhum comentário